Uma das principais lições que aprendi nos meus estudos sobre desenvolvimento pessoal, principalmente com John Mackenzie e Fran Christy da equipe Sonhos Estratégicos, foi que tudo na vida se resume à atitude. Não existe essa coisa de sorte, sincronicidades acontecem sim, mas o que você vai tirar da oportunidade surgida do acaso também vai depender da sua atitude pessoal.
Algumas pessoas têm atitude de perdedor e não adianta auto-ajuda, aconselhamento, sorte, ou o diabo, elas não saem do lugar, não mudam suas vidas nunca e só o que fazem é reclamar do governo, de Deus, da falta de sorte, da condição do país, dos parentes, etc. Você percebe uma atitude perdedora nas pequenas coisas... Eu trabalhei em time de suporte de uma empresa aqui nos EUA que fazia cursos de auto-ajuda online.
Os participantes estavam tentando aprender como desenvolver a liderança, como ser mais criativo, como ter mais auto-estima, administrar o tempo, etc, eles tinham dezenas de cursos. No suporte eu tinha a oportunidade de ver as mais diversas personalidades em busca de ajuda. Algumas pessoas tinham problemas técnicos e naturalmente contactavam o suporte, o problema era resolvido e pronto, fim de papo.
Outras pessoas no entanto não coseguiam seguir uma diretriz sequer, desde fazer a sua própria inscrição no curso até seguir aula por aula, elas pediam ajuda para tudo, elas eram incapazes de raciocinar e entender como as coisas funcionavam. Ao se depararem com o menor problema elas ficavam frustradas achando que era culpa da empresa em questão que as coisas não estavam funcionando para elas da forma como deveriam e escreviam iradas para o suporte em busca de uma solução imediata para o problema. Frequentemente, o problema estava na parte delas, elas é que tinham feito algo errado ou deixado de completar uma etapa, não era problema do sistema nem da empresa, mas elas não entendiam isso, elas "precisavam" culpar alguém...
Você pode alegar que algumas pessoas têm sérios problemas com tecnologias novas e têm dificuldade em lidar com computador e detalhes da vida online. Eu digo que o buraco é mais embaixo... Pessoas que se negam a raciocinar e descobrir a razão de um problema e solucioná-lo sem ficarem frustradas e agir agressivamente, agem desta forma em todos os aspectos e áreas de sua vida não só na frente do computador. Pessoas com perfil vencedor não se frustram com facilidade, tentam resolver problemas ao invés de tentantem achar um culpado.
Estes vencedores aprendem as lições da vida e as utilizam para galgar etapas na vida e contruir o futuro que desejam, enquanto os perdedores não aprendem nada, somente reclamam e se frustram em cada esquina da vida ao se negarem a interagir de forma proativa com um problema. É simples assim.