domingo, 17 de junho de 2007

Oportunidade, Sorte... CUIDADO!!!

Na última newsletter Sonhos Estratégicos, a consultora Fran Christy, de quem sou um fã inveterado, escreveu sobre o perigo tanto de esperar por oportunidades quanto por aproveitá-las. Eu nunca tinha pensado nisso, mas o argumento dela faz muito sentido!

Pra começar, quem "espera" por oportunidades nada faz para construir seu próprio futuro. É como se fosse um mito dentro da cabeça da pessoa de que ela não pode partir para uma vida melhor a não ser que uma oportunidade apareça, se não aparecer, azar o dela... Eu vejo muito isso, o povo reclamando que ainda não deu certo na vida "porque a oportunidade ainda não apareceu..." Mas e precisa aparecer? Eu vejo casos de sucesso por aí e percebo que muitas vezes o que a gente de fora percebe como um lance de sorte ou uma oportunidade foi resultado das AÇÕES da pessoa, o sucesso não caiu do céu. Tá certo que as vezes isso acontece, mas convenhamos... eu prefiro cavar meu próprio sucesso do que arriscar dar o azar de nunca ver uma "oportunidade" passar na minha frente.

Do outro lado da moeda está a outra armadilha: E quando a oportunidade aparece? Você deve aproveitá-la sem pensar 2 vezes porque ela pode não aparecer de novo? É, a maioria pensa assim e estão REDONDAMENTE errados! O ideal para atingir um nível de sucesso sólido e seguro na vida é seguir um caminho certeiro. Definir onde se quer chegar, planejar a jornada e partir sem olhar para os lados. Oportunidades no entanto, muitas vezes, o puxam para fora do seu caminho. Eu conheço gente que fica andando em círculos, indo de lá pra cá aproveitando uma oportunidade aqui, outra ali e nunca chegam a lugar nenhum. Se a oportunidade não for pra puxá-lo pra frente no seu próprio caminho ela é uma distração não um lance de sorte como muitos acreditam.

Bom, de qualquer forma, dê uma lida no artigo original, dividido em partes publicado no blog Sonhos Estratégicos e veja o que você mesmo acha. Clique aqui para ler.