quinta-feira, 24 de março de 2011

Seria a excelência pessoal o verdadeiro segredo do sucesso?

Se você já é meu leitor há algum tempo você deve saber que eu sou um grande fã da Fran Christy e acompanho o desenvolvimento do trabalho dela há mais de 10 anos. Gosto muito do trabalho dela porque ela parece sempre estar evoluindo, refinando seus conceitos e chegando cada vez mais perto dos segredos que todos nós queremos saber. Não sei se você percebe isso, mas a maioria dos autores que falam sobre sucesso e desenvolvimento pessoal em geral criam uma teoria e sentam em cima dela até o final de suas carreiras. Eles nunca crescem, nunca evoluem, nunca mudam suas perspectivas. Eles partem do pressuposto de que o que eles sabem é a pura verdade absoluta, por isso não precisa mudar, já que supostamente se todo mundo fizer o que eles dizem, seremos todos super humanos, felizes, ricos e bem sucedidos.

A Fran Christy não é assim. Seguindo o trabalho dela, dá pra perceber claramente que ela se comporta como um cientista. Ela parte de hipósetes (será que é X que faz as pessoas felizes? Será que é esse Y o segredo do sucesso?). Ela então ensina o que está mais mais ponta, o que é mais avançado no momento e observa os resultados dessas hipóteses, exatamente como se faz no meio científico. Quando ela nota que a hipótese atual não tem os efeitos esperados, ela faz um "upgrade" nessa hipótese ou a muda completamente, começando o processo tudo de novo.

A mais nova hipótese que ela criou é que a excelência pessoal, acima de tudo o mais, é o verdadeiro segredo do sucesso. Se você vasculhar a área de auto-ajuda você verá autores clamando cada um que uma coisa diferente é o segredo do sucesso. Uns dizem que é metas e planejamento, outros dizem que a determinação, outros dizem que é o esforço, etc. Mas Fran Christy foi mais esperta! Ela sacou que pessoas que tem uma postura íntima de excelência têm já tudo isso embutido em suas personalidades. Pessoas que prezam a excelência pessoal já são determinadas por natureza, já são inclinadas a se motivarem com metas e se auto-motivarem sozinhas, já se esforçam bastante sem precisasem ser empurradas ou "mandadas" por outros, já são assertivas, já são proativas e assim por diante. Se pensarmos em pessoas verdadeiramente excelentes em suas respectivas áreas como Thomas Edison, Tiger Woods, Steve Jobs (Apple) ou Robert DeNiro, nós conseguimos identificar todo o conjunto de "super" características juntas. Não é só a determinação, ou só o esforço concentrado, ou só a proatividade, ou só uma coisa qualquer isolada. Não, é o conjunto! E o nome desse conjunto é excelência pessoal. Essas pessoas prezam a excelência, a priorizam, fazem dela uma honra. Essas pessoas não são acomodadas, folgadas, desmotivadas, deprimidas, perdidas na vida. Tudo isso é contrário à postura de excelência pessoal.

Fran Christy escreveu um documento virtual (PDF) na qual todo mundo pode fazer download gratuitamente em que ela explica esse raciocínio com profundidade. Vale a pena ler! Para fazer o download você deve se inecrever (colocar seu nome e e-mail no cabeçalho do site) no endereço http://www.excellencestudio.com.br Coloque seu email verdadeiro, pois o link para download só é enviado para o email informado!