Filosofando sobre o dilema entre viver a vida como se não houvesse amanhã e construir um futuro...
sábado, 16 de dezembro de 2006
MOTIVAÇÃO & SUCESSO
Ninguém nasce pronto, isto todo mundo sabe. O problema é que alguns demoram tempo demais para se darem conta de que já era hora de terem conquistado alguma coisa sólida na vida. Nem todo mundo que AINDA não é bem sucedido pode ser considerado perdedor. Entretanto, o que define um é a falta de ação. Um "futuro" vencedor" mesmo nas etapas iniciais de sua jornada, quando ainda pode ser confundido com um perdedor, possui uma atitude diferente, ele pode estar passando por dificuldades, mas ele está agindo. O perdedor não. O perdedor fica só esperando que alguma coisa aconteça em sua vida, que uma "fadinha" venha e com sua varinha mágica transforme sua vida no sonho que ele tem ele sua cabeça. Isso nunca acontece é claro, e ele se torna um reclamão, reclama da vida, da rotina, do trabalho, do governo, da economia. Todo mundo é culpado de seus problemas, menos ele próprio. Ele não age proativamente para conquistar o que deseja, ele não tem o combustível necessário: a motivação.
O vencedor, por outro lado, não é um sortudo que tem a "sorte" de ter motivação, esta é uma consequência de sua atitude e da imensa vontade que ele tem de atingir seus objetivos. Há muitos outros fatores relacionados ao sucesso nessa jornada para se atingir objetivos que eu vou estar colocando nos próximos posts, mas a diferença principal é essa, enquanto os perdedores ficam reclamando e encontrando desculpas por seus fracassos sem um pingo de energia, os vencedores vão em frente com garra e conquistam tudo o que querem.
quarta-feira, 6 de dezembro de 2006
Motivação Eficaz
Abaixo segue mais um artigo de John Mackenzie sobre motivação:
Encontrar a motivação pessoal para, além de enfrentar o dia-a-dia, levar nossos objetivos adiante é um grande desafio para maioria das pessoas. A rotina maçante, as obrigações desagradáveis, a desorganização, a má administração do tempo, as urgências inesperadas fazem com que nossos verdadeiros objetivos de vida tornem-se sonhos cada vez mais distantes, itens numa lista de resoluções de ano novo que se renovam ano após ano com poucas ou nenhuma vitória.
Buscamos ajuda, lemos livros, fazemos cursos, aplicamos técnicas, mas a rotina parece nos consumir e o combustível para realizar nossos sonhos é o primeiro que acaba: a motivação.
Sem motivação o melhor planejamento não sai do papel, a boa vontade não passa de intenção, metas ousadas vão sendo atualizadas na agenda para dar lugar às surpresas urgentes da vida diária. Tal ciclo vicioso faz com que sintamo-nos ainda menos motivados dando cada vez menos importância aos nossos sonhos.
O grande perigo que corremos é simplesmente deixar o tempo passar achando que “um dia” as coisas vão melhorar, os problemas vão se resolver e poderemos finalmente nos dedicar aos nossos sonhos que guardamos no fundo de nossa mente como se estes fossem menos importantes que problemas corriqueiros, programas de TV, fofocas de celebridades, atividades profissionais insatisfatórias e tudo o mais que fazemos para ocupar nossas 24 horas diárias.
É impossível sentir-se motivado sem um objetivo à frente, ou seja, um sonho a ser conquistado, seja de curto, médio ou longo prazo. Porém também não é possível manter a motivação em meio a uma rotina desorganizada.
A motivação eficaz é a busca da manutenção desse combustível que nos empurra pra frente através do uso de ferramentas de gestão pessoal que vencem a desorganização e mantém nosso caminho límpido e claro para percorrermos em direção aos nossos objetivos.
John Mackenzie - Para maiores informações sobre o autor e o assunto motivação eficaz, visite o site ‘Os Segredos da Motivação’. (Há um e-book gratuito nota 10 neste site sobre motivação)
sexta-feira, 1 de dezembro de 2006
Motivação & Carpe Diem
Bom, se você leu meus posts anteriores ao de motivação, este tema na verdade foi uma consequência necessária para dar continuidade ao raciocínio que eu estava desenvolvendo. Eu estava falado sobre o verdadeiro sentido de aproveitar a vida dentro da filosofia carpe diem (que pouco tem a ver com atividades de lazer). Eu também estava falando sobre a diferença entre perdedores e vencedores no jogo da vida. Vencedores vivem carpe diem, eles fazer suas vidas valerem à pena enquanto perdedores ficam esperando pela oportunidade de fazer suas vidas valerem à pena...
Bom, vencedores fazem suas vidas valerem à pena porque eles não perdem tempo, eles agem, eles fazem o que precisa ser feito para conquistarem seus objetivos. Agora, sem motivação eles jamais conseguiriam sair do lugar. Sem motivação eles cairiam na mesma vala dos perdedores que não têm forças para seguir com a própria vida e ficam à espera de um milagre que resolva todos os seus problemas e mude suas vidas da água pro vinho como mágica de uma hora para outra.
John Mackenzie diz que a motivação é o segredo dos vencedores. Faz muito sentido. Quando eu vejo gente reclamando que em suas vidas nada acontece, que as oportunidades nunca batem à sua porta, que a rotina os consome, vejo que falta em seus olhos o brilho no olhar presente nas pessoas que fazem as coisas acontecerem em suas vidas. A motivação é o combustível para a ação, se falta motivação, a pessoa fica na inércia, não age, não faz nada em prol de um futuro melhor.