sábado, 24 de fevereiro de 2007

Dinheiro & Felicidade 2

Bom, no post anterior eu disse que achava chiché a forma como o povo pensa sobre o assunto com a famosa frase "dinheiro não traz felicidade". Acho que tem muito mais poeira debaixo deste tapete... No Brasil, isso é ainda mais cliché. Como moro nos EUA e morei na Europa a maior parte da minha vida, talvez isso tenha influenciado minha forma de pensar e causado essa ojeriza que eu tenho da forma Brasileira de encarar o assunto.

Há uns 5 anos atrás eu tinha um site que vendia um e-book (livro em formato digital ou PDF) sobre como construir um website e montar um negócio online. Eu tinha na época também uma newsletter gratuita que ía toda semana para o pessoal que assinava com artigos. Foram incontáveis os emails que eu recebi de pessoas reclamando que eu estava "cobrando" pelo e-book, pois como era uma forma de "ajuda" para o pessoal abrir um negócio online então eu deveria fazer isso de graça! Estes dias eu estive falando com uma amiga que mora perto de Seattle (onde moro), ela é personal trainer em uma academia e possui um site sobre emagrecimento em português.

Ela me disse que de tanto receber emails de pessoas pedindo ajuda (na ordem de centenas por dia!) ela teve que colocar uma anotação na página de contato do site dizendo que não pode responder os emails individualmente pois ela trabalha o dia inteiro e não pode dar atenção a centenas de emails diários. As pessoas escrevem para ela pedindo ajuda detalhada gratuita, eles querem dietas completas, perguntas respondidas, etc. Quando ela eventualmente responde dizendo que não pode ajudar ninguém neste nível, pois isto seria uma consultoria completa e além de ela não ter tempo, este é o trabalho dela e não é de graça, as pessoas ficam iradas! Ok, as pessoas estão querendo um programa completo de emagrecimento e personal trainer online tudo de graça! E quando ela se nega a fazer isto, elas ficam bravas! Agora, aqui nos EUA isso não acontece. As pessoas respeitam o trabalho umas das outras, elas não ficam pedindo nada de graça como os Brasileiros.

Bom, mas o que isso tudo tem a ver com dinheiro e felicidade? Eu acredito que os clichés que os Brasileiros mantêm em suas cabeças sobre o assunto influencia muito na condição do país e na forma como ele cresce. No Brasil é bonito ser pobre porque "pobre é feliz". Coisas como depressão, solidão, mesquinhez, egoísmo, entre outras são associadas à riqueza. É "feio" cobrar por seus serviços no Brasil, algumas pessoas que trabalham com vendas chegam a se sentir constrangidas ao tentar vender seus produtos.

Dinheiro não traz felicidade? Não ter como pagar suas contas no final do mês te deixa feliz então? O que eu realmente acho é que uma coisa não tem nada a ver com a outra. As razões da felicidade são amplas, distintas e a própria felicidade não é algo estático que uma vez que você a consegue, ela será sempre sua, como um bem que você comprou.

Por outro lado, a falta de dinheiro causa tantos problemas que você ao invés de dedicar seu tempo construindo uma vida na qual você poderá obter a sensação de felicidade que você tanto busca, tem que ficar constantemente apagando os incêndios em sua conta bancária, correndo contra o tempo para pagar as contas no final do mês e continuar tendo uma vida pelo menos digna. Deste ponto, sim, eu acho que dinheiro é necessário para que você tenha tranquilidade suficiente para buscar a felicidade.

Nenhum comentário: