quarta-feira, 29 de novembro de 2006

Por que é tão difícil sentir-se motivado no dia-a-dia?

Este artigo tem tudo a ver com meu último post. Ele é de autoria de John Mackenzie da Sonhos Estratégicos.

A resposta, por incrível que pareça, é simples! Porque você está procurando a motivação nos lugares errados! Porque você fica esperando que algo externo lhe dê a energia de que precisa para tocar sua vida.

Como falo no artigo 'Auto-motivação', a motivação que vêm de fora é artificial, efêmera e condicional. Ela não é uma motivação real, é simplesmente um estímulo (artificial), ela acabará no momento em que o estímulo for retirado ou quando você perder o interesse nele (efêmera) e ela está totalmente condicionada ao benefício esperado (condicional).

Motivação externa é a mesma coisa que faz com que um cachorro faça o que você quer - ele espera uma recompensa, mas ele não quer realmente fazer aquilo. Ele não está de fato motivado. Bom, eu não entendo muito de motivação canina, mas o que eu sei é que a grande maioria das pessoas se comporta como um! Elas buscam constantemente recompensas para serem buscadas, pois esta é a forma como elas conhecem de se tornarem temporariamente motivadas.

Você não consegue sentir-se motivado no dia-a-dia porque:

1. Qualquer pequeno obstáculo é capaz de acabar com a motivação artificial proporcionada pela busca de uma recompensa externa qualquer;

2. Como essa motivação não vem de dentro, chega o momento em que sua verdadeira vontade (aquilo que você quer de fato fazer) entra em conflito com as vontades artificiais (fontes dessa motivação externa);

3. Uma motivação externa é fraca, ela não possui o poder e a energia para sustentá-lo em uma só direção. Você então desgasta-se ao perder tempo com atividades irrelevates, urgências, rotina e tudo o mais que consome o seu dia-a-dia.

A motivação que vem de dentro é a motivação resultado da vontade em atingir seus objetivos - o MOTIVO que leva a AÇÃO. O grande problema para a maioria das pessoas não é exatamente saber disso, mas sim, saber quais são estes objetivos. Estas pessoas vivem sem objetivos pessoais, elas simplesmente vivem por viver, e é por isso que não conseguem encontrar a motivação em lugar algum! Se a motivação é o combustível que nos move, os objetivos são a matéria prima para produção desse combustível.

John Mackenzie - Maiores informações sobre o autor podem ser encontradas no site Segredos da Motivação

Nenhum comentário: