Estou fazendo um curso online de planejamento pessoal, que aliás é gratuito (clique no nome em verde para ver o site do curso). Estou publicando este artigo elaborado pela equipe Sonhos Estratégicos pois acho de extrema importância para o sucesso pessoal o ato e prática de planejar seus objetivos. Também dentro da temática do blog, em que tudo o que fazemos deve valer a pena no contexto geral da nossa vida, essa técnica é fantástica para encontrarmos aquele balanço entre aproveitar a vida e construir um futuro.
Proposto pela consultora Fran Christy pela primeira vez em 1998, o método de organização pessoal PEP (Planejamento Estratégico Pessoal) se apresenta um conjunto de técnicas, conceitos e ferramentas criadas para otimizar a gestão pessoal, a administração do tempo e a administração dos recursos pessoais, que através do autoconhecimento e do planejamento aumentam consideravelmente as chances de sucesso de metas e objetivos.
O método PEP considera o indivíduo como interdependente com o meio em que vive e leva em consideração que suas decisões são resultado de todo o conjunto de papéis que desempenha. Este ponto de vista é um avanço com relação a técnicas e teorias que pregam que as pessoas são independentes para tomares a decisão que quiserem ou que o sucesso depende da adoção de posturas artificiais ou técnicas prontas, que supostamente funcionariam para todo mundo da mesma forma.
O método PEP foi desenvolvido baseado nas seguintes evidências:
- A maior parte do material disponível para ajudar as pessoas a administrarem seu tempo, definirem metas, motivarem-se, aumentarem a produtividade pessoal ou profissional, quebra a pessoa em partes. Quem consegue aplicar estas técnicas eficazmente acaba priorizando alguma área da vida em detrimento de outras, não raro se tornando escravo de agendas e planilhas.
- A motivação, apesar de pesquisada e discutida há muito tempo, ainda é um mistério para a maioria das pessoas que não conseguem encontrar o "ponto certo" para uma motivação constante e energizante. A maioria das pessoas não consegue manter-se motivada por muito tempo e busca a motivação nos lugares errados.
- Algumas pessoas insistem em definirem as próprias regras da vida, não raro encontrando fracassos constantes, sem perceber que a vida possui suas próprias regras que não podem ser quebradas para a asatisfação de necessidades egoístas.
Estes são os fatos. O método PEP então propõe:
- Técnicas isoladas de organização pessoal, administração do tempo, planejamento ou definição de metas apenas organizam a inércia, não levando a pessoa a lugar algum.
- A conquista da motivação está relacionada à busca de objetivos altamente relevantes para o indivíduo.
- Para saber o que realmente o motiva, você deve primeiro conhecer-se e principalmente eliminar influências externas e valores distorcidos.
- Os valores adotados devem seguir um processo de questionamento e nivelamento com as leis naturais da vida. A natureza nos ensina que tudo no universo está conectado e nada é independente. Os "independentes" insistem em plantar no inverno, vêem suas sementes morrerem e ficam se perguntando o que foi que deu errado...
Um comentário:
Gostei muito dos teus textos. Tambem estou vivendo a vida adoidado, acredito que isto nos aproxima bastante.
Obrigado por dividir conosco,os seus sentimentos!
Marco
Postar um comentário